Marília

PF apresenta drone para fiscalizar eleição: gravações em alta resolução em Marília

Polícia Federal apresenta drones de fiscalização da eleição – Édio Júnior/Jornal da Manhã
Polícia Federal apresenta drones de fiscalização da eleição – Édio Júnior/Jornal da Manhã

A Polícia Federal (PF) de Marília aprewsentou nesta terça-feira detalhes do sistema de drones que será usado na fiscalização de crimes eleitorais durante a votaçãop do dia 15 de novembro na cidade. Voos em at´300m de altura, imagens em 4k e monitoramento em tempo real são os destaques.

O equipamento foi apresentado pelo delegado Alexandre Schrank Araújo e deve passar desapercebido pelos eleitores no próximo dia 15 de novembro. O equipamento tem autonomia para ser operado a uma distância de até sete quilômetros e pode chegar a uma altura de até 300 metros.

Apesar de a PF ter jurisdição para atuar em mais de 60 cidades na região, o drone será utilizado apenas nas eleições em Marília. “Esse equipamento será usado em apenas 100 cidades do país e Marília foi uma das escolhidas. Apesar da nossa jurisdição ter um número bem maior de municípios, vamos concentrar o uso desse equipamento aqui, devido ao maior número de zonas eleitorais”, afirmou.

Toda a imagem gravada pelo equipamento é analisada por agentes na sede da Delegacia da PF em Marília. O software utilizado consegue identificação facial e de placas de veículos. “A câmera instalada nesse equipamento capta imagens em 4K, que possibilita ampliar sem que perca a qualidade”, afirmou o perito Antônio José dos Santos Brandão.

Caso algum ilícito seja flagrado, as imagens serão arquivadas como provas e a base da PF aciona a equipe em terra para abordagem e intervenção nos casos ilegais.