Marília - Um encontro para discutir planejamento das atrações de Natal em Marília amadureceu proposta para colocar a data no orçamento anual da cidade.
Foi a segunda reunião entre a Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília) e a secretária da Cultura, Taís Monteiro, sobre os eventos final de ano. É a principal época de vendas e o setor depende de atrações para competir com comércio online e grandes centros.
Além de atrair consumidores, gerar renda e empregos, a proposta é oferecer lazer de graça em época com forte apelo emocional.
O presidente da Acim, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, disse que há bons resultados, mas defendeu evolução no planejamento.
´Acontece todo ano’
“Isso é algo que acontece todos os anos, ou seja, o Natal é algo previsível, que deveria constar no planejamento financeiro.”
Ele já teve diferentes encontros com o prefeito Vinícius Camarinha e elogiou a atuação da secretária. “Acredito que este ano teremos algo diferente e muito bom para o comércio de nossa cidade.”
O objetivo é antecipar organização, reduzir custos e garantir avanços, que sempre esbarram nos limites de recursos. Nos último dias anos, aliás, a Acim bancou sozinha ou com patrocinadores privados diversas atrações.
“Por não existir um fundo específico para este tipo de investimento, ficamos com poucas alternativas. Já temos ideia de como fazer a parte da associação comercial, o que precisamos é alinhar com as atividades da prefeitura”, falou a vice-presidente da Acim, Valéria Cristina Tamião de Oliveira.
Orçamento e avanços
José Augusto Gomes, superintendente da associação, disse que os próximos encontros devem avançar para tratar de decoração e programação cultural e de lazer.
AEle destaca a possibilidade de discutir um fundo ou cota de orçamento para as ações. Disse ainda que nos últimos anos não houve investimentos ‘apesar das inúmeras promessas’.
“A ideia de se criar um fundo específico para o Natal deve ter análise específica, afinal, sem recursos financeiros inviabiliza uma série de atividades.”