Marília - Um Plano Estadual de Doações e Transplantes de órgãos da Secretaria Estadual da Saúde lista seis OPOs (Organizações de Procura de Órgãos) no interior e uma base de captação em Marília.
A Secretaria publicou nesta segunda-feira a regulamentação do Plano Estadual, que divide o Estado em duas centrais.
Uma Sede, em torno da capital, Grande SP e Litoral, responsável por 23 milhões de habitantes. Outra Regional, em todo interior, com 21 milhões de pessoas.
O HC Famema, autarquia que gerencia o HC de Marília, é a sexta Organização de Procura na lista do Estado. É também um centro de procedimentos de transplantes.
As outras organizações do interior estão em Campinas, Ribeirão preto, Rio Preto, Botucatu e Sorocaba.
O plano Estadual lembra ainda que a base em Marília tem procedimentos de transplantes na Santa Casa e no Hospital Universitário Unimar.
“O objetivo geral do Plano Estadual de Doação e Transplantes é ampliar os números de doadores efetivos”, explica o documento. São pacientes em morte encefálica e de coração parado que podem doar órgãos como coração, pulmão, fígado, pâncreas e rim.
O plano prevê envolver a gestão municipal e estabelecimentos de saúde para a organização de comissões intra-hospitalares para doação.
Também projeta ampliar processos de formação para as equipes dos hospitais notificantes e para as equipes das Organizações de Procura.
O documento aponta aumento progressivo de notificações nos últimos dez anos, mas com retração em 2024 na comparação com 2023.