Seja doador

Plano Estadual de Transplantes inclui base de captação em Marília

Plano Estadual de Transplantes inclui base de captação em Marília
Plano Estadual de Transplantes inclui base de captação em Marília

Marília - Um Plano Estadual de Doações e Transplantes de órgãos da Secretaria Estadual da Saúde lista seis OPOs (Organizações de Procura de Órgãos) no interior e uma base de captação em Marília.

A Secretaria publicou nesta segunda-feira a regulamentação do Plano Estadual, que divide o Estado em duas centrais.

Uma Sede, em torno da capital, Grande SP e Litoral, responsável por 23 milhões de habitantes. Outra Regional, em todo interior, com 21 milhões de pessoas.

O HC Famema, autarquia que gerencia o HC de Marília, é a sexta Organização de Procura na lista do Estado. É também um centro de procedimentos de transplantes.

As outras organizações do interior estão em Campinas, Ribeirão preto, Rio Preto, Botucatu e Sorocaba.

O plano Estadual lembra ainda que a base em Marília tem procedimentos de transplantes na Santa Casa e no Hospital Universitário Unimar.

“O objetivo geral do Plano Estadual de Doação e Transplantes é ampliar os números de doadores efetivos”, explica o documento. São pacientes em morte encefálica e de coração parado que podem doar órgãos como coração, pulmão, fígado, pâncreas e rim.

O plano prevê envolver a gestão municipal e estabelecimentos de saúde para a organização de comissões intra-hospitalares para doação.

Também projeta ampliar processos de formação para as equipes dos hospitais notificantes e para as equipes das Organizações de Procura.

O documento aponta aumento progressivo de notificações nos últimos dez anos, mas com retração em 2024 na comparação com 2023.