
Meses de trabalho de voluntários para formação de um espaço de árvores junto à avenida das Indústrias e a linha da ferrovia, no centro de Marília enfrentam um desafio com uso irregular do espaço, lixo, abandono e agressões como despejo de óleo, restos de fritura e uso do local como estacionamento.
A situação foi denunciada em mensagens de redes sociais com diversas fotos sobre a movimentação irregular no espaço e os sinais de abandono e destruições que envolve desde moradores em situação de rua até pedestres em geral e consumidores na feira de domingo.
“Estão infelizmente tacando óleo de fritura em cima das mudas dos nosso projeto!! Além do estacionamento irregular ali”, diz uma das mensagens que acompanha as fotos.
Os voluntários apontam ainda falta de limpeza urbana na área junto ao trilho da Rumo Logística, sujeira nas ruas e calçadas, pontos de gramado queimados por fogueiras, e sinais do descarte irregular de restos de fritura.
As mudas vêm sendo plantadas em repetidas ações de mutirão com envolvimento de moradores de diversas idades.
O grupo de voluntários já denunciou descaso com o projeto durante o carnaval, quando a prefeitura montou uma megaestrutura de eventos sobre parte da área de plantio.