
A empresária e ex-candidata a deputada estadual Daniele Alonso, filha do prefeito Daniel Alonso, enfrenta uma polêmica com público LGBT em Marília nesta sexta-feira em resposta a uma postagem feita por ela em redes sociais no dia 3 de novembro.
Em uma publicação patrocinada para atingir maior público, Dani Alonso, como a política é conhecida, compartilhou reportagem de um blog sobre as provas do Enem, com o título “Nada de LGBT ou racismo: veja temas de questões do Enem 2019”.
Dani acrescentou o comentário “Já percebemos as mudanças em nosso País. Foco no que realmente interessa!”.
Jefferson Martini, presidente do Coletivo Arco-Íris de Marília, um grupo de ativismo pala inclusão e respeito ao público LGBT, repercutiu a publicação nesta sexta em mensagem que provocou dezenas de comentários e recebeu manifestações de Daniele.
“Esse é o reflexo desse governo que a todo momento segrega os LGBTs e negros. Depois não querem ser chamados de homofóbicos e racistas. Mas, são. Foco no que realmente importa! LGBTs e negros são mortos todos os dias e religiosos deveriam estar espalhando o amor” .
A mensagem de Jefferson já tinha 17 manifestações quando Dani respondeu.
“Gente, sério mesmo que li isso? Triste quando o preconceito está na mente de vocês mesmos. Eu não acho que LGBT e negros sejam assuntos a serem pautados o tempo todo, uma vez que pra mim é tão natural a convivência, o respeito e inclusive a amizade”, disse a empresária.
Dani Alonso afirmou ser “cheia de amigos gays e negros. Tanto que alguns trabalham comigo e outros são parte da minha convivência. Lamentável se você é tão preconceituoso e faz diferenças entre as pessoas. Mudar o ângulo da visão também faz bem!”
Foi o gatilho para mais dezenas de comentários. As reações envolveram críticas, divulgação de link para mostrar que é possível ter amigos gays ou negros e atitudes preconceituosas, além de críticas políticas a Daniele e a seu pai.
A discussão levou ainda a questões mais diretas com o presidente do coletivo. Daniele disse a Jefferson “inclusive sempre te tratei com muito carinho e respeito sempre que me procurou!!!” e divulgou conversas do dois sobre agendamento de encontros do ativista com a primeira-dama da cidade, a mãe da empresária, Regina Alonso.
As mensagens de Dani Alonso foram gatilho para dezenas de respostas, com mensagens como “essa gente privilegiada vive numa bolha” e “a questão não é se dedicar ou ressaltar outros problemas além do racismo e glbtfobia, o problema é fazer a questão de reforçar a exclusão ou diminuição das pautas dos glbts e dos negros”.