Marília

Prefeitura contrata em emergência empresa que barrou licitação do lixo

Prefeitura contrata em emergência empresa que barrou licitação do lixo

A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial deste sábado a contratação da empresa Revita Engenharia para fazer, em caráter emergencial, os serviços de transbordo do lixo de Marília para um aterro sanitário legalizado.

O contrato representa custos de R$ 5.777.640 mil e a publicação não especifica a duração dos serviços. Uma licitação para contratação regular foi suspensa pelo Tribunal de Contas.

A Revita é responsável por uma representação que em fevereiro deste ano provocou uma ordem de suspensão de uma concorrência pública que deveria contratar uma empresa por 30 anos para gerire destinação final do lixo na cidade, com previsão de sistema de transformação de resíduos em energia com queima do lixo.

A empresa também mantém projeto para instalar um aterreo sanitário ao lado da rodovia Sp-333, próxima à divisa de Marília com Echaporã. O projeto já ultrapassou diferentes fases de análises técnicas no governo do estado.

A contratação de emergência e as dificuldades reincidentes com licitações não são o único problema da cidade com o transbordo.

A Cetesb abriu prazo de 90 dias para que a prefeitura promova obras de adequação do lixão usado como espaço para despejo do lixo até transporte para aterro em cidades próximas.

A Prefeitura divulgou nesta sexta-feira que iniciou as obras e irá concluir a adequação dentro do prazo.