A Prefeitura de Marília divulgou no Diário Oficial desta quinta-feira abertura de uma tomada de preços destinada a contratar uma empresa para promover atualização da Planta Genérica de Valores, que influencia avaliação legal de imóveis na cidade.
A atualização do cadastro pode refletir em diferentes medidas administrativas, c como a atualização de valores para a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ITIBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis).
A empresa a ser contratada deve oferecer com aquisição de imagens georreferenciadas das vias e dos imóveis urbanos do município para permitir a atualização da Planta Genérica.
A medida pode representar aumento real do valor do imposto para imóveis com valores atualizados. A cobrança ainda sofre todos os anos o reajuste pelo índice do IGP-M.
É uma situação semelhante à adotada em 2017 quando a prefeitura promoveu revisão dos valores de 12 mil imóveis, que sofreram aumento da avaliação e ainda a correção anual.
O levantamento acompanha legislação criada em 2012 na gestão do ex-prefeito Ticiano Toffoli, que estabeleceu previsão de revisões da planta em períodos de dois anos.