
A Câmara de Marília aprovou na noite de segunda-feira, em sessão extraordinária, um projeto de lei para autorizar a prefeitura a contrair um empréstimo de até R$ 10 milhões no Banco do Brasil para compra de 11 caminhões, máquinas e equipamentos.
A medida não representa contratação imediata do empréstimo, só regulariza e abre caminho para eventual decisão. O valor final do financiamento com correções e taxas não foi divulgado.
Poucas horas depois de aprovada, a lei foi publicada no Diário Oficial da cidade. Prevê autorização para que o Banco do Brasil debite na conta da prefeitura as prestações, juros e outras obrigações.
A justificativa para o empréstimo inclui previsão de atividades em obras e manutenção nas estradas rurais, redes de galerias, iluminação pública e serviços correlatos.
O prefeito diz que as secretarias Municipais de Obras Públicas, do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem frota “bastante deficiente” e com “muita dificuldade” para cumprir tarefas rotineiras.
“Diante desse quadro, as Secretarias mencionadas vêm se socorrendo de empréstimos frequentes entre e si de outros órgãos, que também, sobrecarregados pelas necessidades próprias, muitas vezes não conseguem atender”, diz Daniel.
Ainda segundo Daniel, a economia resultante da diminuição da manutenção recorrente justificaria a aquisição, assim como a redução no consumo de combustíveis e insumos. A compra de veículos e equipamentos já provocou no primeiro mandato de Daniel investimentos de R$ 173 milhões em veículos e equipamentos.
Veja a lista dos equipamentos que a administração prevê comprar.