A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou nesta quarta-feira a nova base do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-9) na Penitenciária de Marília. O evento também celebrou a formação de 36 policiais penais que farão parte da Célula de Intervenção Rápida (CIR).
O GIR/CIR, conhecido como tropa de elite do sistema penitenciário paulista, é responsável pela atuação em situações de risco no ambiente carcerário, como motins, remoções internas de presos, tentativas de fuga e em ações preventivas relacionadas à área de segurança.
A nova sede operacional conta com uma área de 992 metros quadrados, com estande de tiro, sala de aula, espaço para treinamento tático, cozinha e vestiário próprio para os agentes.
O curso de formação dos novos membros do GIR/CIR contou com 232 horas-aulas e com capacitação como Armamento e Tiro Defensivo, Direitos Humanos e Ética, Gerenciamento de Crise, Resgate e Pronto Socorrismo Táticos.
Os agentes receberam ainda orientação sobre o uso de cães nas intervenções e técnicas de imobilização e operacionais de intervenção.