
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove de segunda (16) a sexta-feira (20) diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos da Penitenciária de Marília, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua quarta edição na unidade prisional, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai oferecer aos presos, durante toda a semana, atendimentos psicológicos, jurídicos e médicos.
Estão previstos, por exemplo, busca ativa para o diagnóstico precoce da tuberculose, teste rápido de glicemia e aferição da pressão arterial do detentos.
Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado, com parceria da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, a Jornada engloba, ainda, palestras com assuntos variados. Entre os temas abordados, estão prevenção à dengue e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Na terça-feira (17), às 9h30, será realizada a abertura oficial da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária de Marília, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio.
Esta será a quarta edição do projeto na unidade prisional. A ação, porém, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.
BALANÇO
Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 47.961 novos documentos: CPF (13.876); RG (18.924); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.492); Título de Eleitor (896); e 10.773 certidões (nascimento, casamento e óbito).
Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 252 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.
Somente na Penitenciária de Maríla, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 752 documentos e ofertados 1.279 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.