Marília - O Procon de Marília promoveu ação especial para orientar consumidores com entrega de sacolas retornáveis para divulgar lei que baniu sacolas plásticas descartáveis do comércio.
A lei entrou em vigor na terça-feira com impacto, principalmente, nos supermercados da cidade. É, inclusive, referência nacional para regulamentação municipal de descarte de resíduos.
Além de exigir material reciclável e sustentável, a lei prevê multa para estabelecimentos que usem as sacolas tradicionais. Com material resistente à degradação, elas causam grande impacto ambiental.
Sem as sacolas descartáveis, os consumidores devem levar suas sacolas retornáveis para as compras. E para ajudar o Procon entregou material em local de grande circulação: o Terminal Urbano, no Centro da cidade.
Além da ação nas ruas, a campanha de orientação está em diferentes pontos, inclusive nos supermercados da cidade.
Segundo a prefeitura, estima-se que o Brasil consuma entre 13 bilhões e 15 bilhões de unidades de sacolas descartáveis por ano.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) estima que o número chega a cerca de 800 sacolas plásticas por habitante ao ano.