O Procon de Marília divulgou nesta terça-feira algumas orientações gerais para ajudar consumidores que tiveram problemas com compras na Black Friday e têm dúvidas sobre procedimentos para solução.
São casos como atrasos ou falha na entrega dos produtos, produtos entregues diferentes dos que foram anunciados ou até compras não reconhecidas em pagamentos de boletos falsificado ou golpes, especialmente nas compras pela internet.
“O ambiente criado com ofertas ditas especiais e o consumo estimulado ao extremo, tira do consumidor a possibilidade de analisar de maneira criteriosa tudo o que envolve a relação de consumo e facilita a ocorrência de uma enormidade de problemas ao consumidor”, disse o diretor do Procon, Guilherme Moraes.
Ele destaca que em torno de 40% dos atendimentos realizados mensalmente, de alguma maneira se relaciona com o ambiente virtual. Veja as principais orientações.
– Boleto falso
Sites falsos permitem o pagamento apenas por boleto ou PIX para facilitar o golpe.
É necessário comunicar a fraude à autoridade policial com Boletim de Ocorrência . Com o registro, comunique também o banco pelo qual foi emitido o boleto e tente junto a seu banco o bloqueio dos valores usados para o pagamento.
– Produto diferente do comprado
Sempre que o produto entregue não cumprir toda a descrição e quesitos apresentadas antes da compra, o consumidor pode se arrepender no prazo de sete dias contados da data do recebimento.
É necessário que o consumidor comunique o problema à empresa e solicite registro de procedimento de retirada.
– Prazo de entrega
O prazo de entrega é uma das condições essenciais nas vendas on line. A opção de cancelamento, troca de produto ou novo prazo é exclusiva do consumidor.
É necessário que o consumidor comunique o problema pelos canais oficiais da empresa e apresente a sua opção de exigência nos termos do artigo 35 do Código de Defesa doConsumidorr.
O Procon de Marília atende de forma presencial em sua sede na Avenida das Indústrias, 294, das 8h às 17h, além de destacar equipe de fiscalização para monitoramento do comércio local.
Há também possibilidade de sanar duvidas e solicitar informações pelo e-mail [email protected] e Facebook https://www.facebook.com/mariliaprocon.
O consumidor também poderá registrar as suas reclamações na plataforma da Fundação PROCON-SP pelo link https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login