A professora, pedagoga e escritora mariliense Ana Amália Alves lançou em São Paulo seu primeiro livro, “O Livro do Preenchimento”, uma obra em poesia que discute a maternidade e o gerar como capacidade feminina.
Ana Amélia, que mora em São Paulo, retornou a Marília no início da quarentena para acompanhar os pais. Antes, conseguiu fazer junto com a Faculdade Sesi um encontro de lançamento e apresentação da obra.
Responsável pelas unidades de Literatura do curso de Licenciatura em Linguagens da Faculdade Sesi, Ana Amélia disse que o lançamento para alunos e professores criou um momento especial e diferenciado, já que na maioria dos eventos o objetivo é promover e apresentar a obra.
“Nesse lançamento o intuito foi falar sobre o livro e a poesia em geral. Para mim como professora e autora do livro foi um momento muito rico”, destaca Ana Amália.
A professora destacou ainda a boa recepção e o interesse do público que participou do encontro.
“Foi a primeira vez que vejo em público a reação das pessoas ao lerem os poemas. Isso para o autor é muito rico, pois vemos que as pessoas quando leem e se identificam com uma obra elas tomam a poesia para as vidas delas”, comenta.
Durante o lançamento foi realizada uma roda de conversa, onde os presentes puderam fazer comentários sobre a obra e fazer perguntas à professora.
O estudante do curso de Licenciatura em Linguagens, Matheus Lima Gomes da Silva, conta que achou inspiradora a proposta do livro e também do formato do evento.
“Achei incrível essa ideia da professora escrever sobre a suas sensações e tornar isso um livro. Foi muito inspirador para todos nós”, conta o estudante.
Já a Professora Juliana Rossi Duci, que leu um trecho do livro durante o evento, salienta que é muito importante poder ter esses momentos de diálogos e exposição sobre o que professores e alunos produzem na Faculdade.
“Além disso, a poesia promove o quanto cada um tem de liberdade para entender, pensar e sentir o que é possível. E a poesia da Ana Amália nos permite justamente isso”, ressalta Juliana.