A partir desta segunda-feira, dia 2 de setembro, professores da rede municipal de Marília vão inciiar visitas monitoradas à Estação de Tratamento do Esgoto Bacia do Pombo, que já está concluída. O projeto deve envolver 90 professores em três dias de visitas.
As visitas encerram a fase de capacitação dos educadores, que foram treinados por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e através Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) no mês de junho.
Um curso foi realizado para 90 profissionais da educação, sendo 30 coordenadores e 60 professores. O treinamento fez parte do trabalho social da ETE, previsto pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica para a realização da obra.
As obras do Tratamento do Esgoto de Marília (Bacias do Pombo e do Barbosa) estão praticamente concluídas e em testes de experimentação. A construção da última bacia restante, a do Palmital, está em processo licitatório e será entregue até o final de 2020. Com as obras prontas, Marília terá 100% do esgoto tratado.
A intenção é levar todos os alunos 4º ano do Ensino Fundamental da rede até as instalações, para verificarem in loco o que estão aprendendo em sala de aula. Nas próximas semanas, ainda no mês de setembro, outras categorias e entidades de Marília receberão os convites para visitação à obra.