A Prefeitura de Marília anunciou nesta quarta-feira um novo programa de atendimento médico domiciliar que vai levar equipes multidisciplinares a pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para locomoção.
Batizado como Melhor em Casa, o programa deve oferecer procedimentos de prevenção, cura, paliação e reabilitação para diminuir o número e o período de internações hospitalares. Foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, que habilitou a implantação em Marília em dezembro do ano passado.
O lançamento foi feito na manhã desta quarta na secretaria Municipal da Saúde com a equipe que vai atuar no atendimento, o prefeito Daniel Alonso e o secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto.
“Será a segurança do hospital no conforto do seu lar. É um programa que vai complementar o Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar), pois atenderá também crianças, a zona rural e os distritos. Desejo muito sucesso às equipes que estão trabalhando na linha de frente desse programa”, disse o prefeito Daniel Alonso.
O programa que vai complementar o Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar) que já promove atendimento na cidade e estender os benefícios a crianças e pacientes na zona rural e os distritos
A equipe multidisciplinar de atenção disciplinar (EMAD) e a equipe multidisciplinar de apoio (EMAP) vão atender nas áreas rurais e distritos e as crianças de todo o município, com média de 60 pacientes simultaneamente, prestando atendimentos com frequência mínima de uma vez por semana e por até 90 dias.
A EMAD é formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta enquanto a EMAP conta com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.
O programa deve auxiliar também no monitoramento dos casos suspeitos/confirmados de Covid-19 após alta hospitalar, com foco nos casos mais graves que necessitam de monitoramento pós a alta hospitalar.
CONHEÇA AS EQUIPES
Os profissionais que estão trabalhando no Melhor em Casa são:
EMAD – Eduardo Roberto de Freitas da Silva (enfermeiro), Vivian Funai Martinelli (enfermeira), Alessandra Peregrine Primo Lauer (fisioterapeuta), Isabelle Belmonte Garcia (médica clínica/geriatra), Priscila Saia Pietraroia (médica clínica), Maria Virgínia Lellis da Costa Andrade (médica pediatra), Aline de Fátima Soreto Matos (técnica de enfermagem), Ana Paula Maciel Tartari (técnica de enfermagem), Fernanda Cristina Rocha de Lima (técnica de enfermagem) e Leandro Luís Gomes da Silva (técnico de enfermagem).
EMAP – Mariana Vidotto (assistente social), Laura Mochiatti Guijo (fonoaudióloga), Daniela de Oliveira (nutricionista), Stefanie de Paula Sales Amaral (psicóloga) e Gabriela Maria Braz (terapeuta ocupacional).