Marília - Programa contra o tabaco para ajudar a parar de fumar em Marília registra 184 atendimentos e amplia atuação em comparação com o ano passado. São dados do primeiro quadrimestre de 2025, com média 0,7 por mil habitantes.
No primeiro quadrimestre do ano passado, o sistema atendeu apenas 12. Nos dois primeiros quadrimestres de 2024 atingiu 220 procedimentos, com índice de0,8.
Ou seja, em quatro meses deste ano Marília atendeu quase o mesmo volume de dois quadrimestres. Os dados devem ter, inclusive, atualização após fechamento de agosto.
Os dados incluem informações de três serviços de atendimento, principalmente na Santa Casa e USF Campo Belo, mas também com a Unesp.
O hospital responde por 117 atendimentos no painel do Estado, enquanto a USF atendeu 43 e a Unesp 24 casos.
Nos 12 meses do ano anterior, a cidade atingiu 492 procedimentos, porém com dois serviços de acolhimento – Santa Casa e Unesp -.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito todos os níveis de atenção para quem deseja parar de fumar. Para ter acesso, é necessário levar um documento com identidade e se inscrever no Programa Cessação de Tabagismo.
O atendimento inclui desde avaliação clínica com os profissionais de saúde até terapia medicamentosa, quando necessário.
Em encontros semanais, o sistema avalia pontos como que leva o usuário a fumar, bem como dependência da nicotina. Além disso, a eventual existência de comorbidades.
O programa é iniciativa do Ministério da Saúde e pelo Nacional do Câncer (Inca), e coordenado pela SES. Contudo, é na rede municipal que funciona o atendimento regular e encaminhamento.
O Estado oferece, inclusive, um quiz para ajudar e orientar usuários, com acesse online no Poupatempo https://www.poupatempo.sp.gov.br/carta/A67F1A42-E65E-46EF-B9B8-23979DD5E960