O Programa Saúde na Escola, que integra ações de saúde e educação no enfrentamento à vulnerabilidade social, atinge em 2023 60 escolas e 41 unidades de saúde de Marília cadastradas.
A cidade aderiu ao projeto em 2013, na época com duas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e duas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), que representavam 1.452 alunos.
Chegou ao final de 2022 com 50 escolas e 28 unidades de saúde. Agora avançou mais com os cadastros consolidados em fevereiro.
No último dia 20 de março foi realizado um encontro no auditório da Secretaria Municipal da Educação, onde foi apresentado o Programa para as novas escolas e novas unidades de Saúde (UBSs e USFs) que, a partir deste ano, estarão integrando o Programa Saúde na Escola Ciclo 2023/2024.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação. Contribui para a melhoria da qualidade de vida e apoia-se o processo formativo dos profissionais de saúde e educação.
A adesão é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. As equipes da Atenção Primária à Saúde e as Equipes das Escolas devem se articular para o desenvolvimento de ações de saúde na escola.