Todos na escola

Programa Zera Fila prevê inserir 330 crianças em creches de Marília

Programa Zera Fila prevê inserir 330 crianças em creches de Marília
Prefeito Vinícius Camarinha assinou ordem de programa nesta quinta

Marília - A Prefeitura de Marília apresentou na tarde desta quinta o “Zera Fila Creches” um programa que prevê criar pelo menos 330 vagas e atender todas as crianças que hoje estão esperam matrículas.

O programa leva para a Educação em um modelo de ação que a cidade desenvolve na Saúde desde o início do ano com investimentos pontuais para filas de atendimento.

Assim, as rede de escolas de ensino infantil devem passar por iniciativas que vão da abertura de novas turmas à reorganização das estruturas de atendimento.

Boa parte desse número – quase 190 – podem receber atendimento em breve por nova unidade em construção com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Estamos zerando a fila de escola para que os pais possam trabalhar e também para que possamos oferecer às crianças oportunidade de formação, de socialização e de educação

Vinícius Camarinha, prefeito de Marília

Contratação e reorganização

O programa prevê ajustar ambientes, bem como promover adaptações que permitam atender toda a demanda com qualidade e espaços adequados.

Além disso, o Zera Fila nas Creches de Marília prevê reorganizar quadro de pessoal, contrata professores e suprir déficit por afastamentos e licenças.

Deve, inclusive, ampliar cobertura do serviços de transporte escolar para atender às crianças que residem em áreas mais distantes. A reforma deve atingir, ainda, planejamento e antecipar inscrições para até 30 dias antes de crianças completarem quatro meses, a idade mínima de ingresso.

‘Direito constitucional’

O prefeito Vinicius Camarinha afirmou que o lançamento é momento de muita alegria e agradeceu a toda a equipe da Educação, além do apoio na Câmara de Marília.

“Hoje damos mais um passo seguro, firme, importante e convicto no cuidado das crianças. O acesso à educação é um direito Constitucional.”

O diretor da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Colibri, Carlos Alberto Dário, acompanhou o lançamento e antecipou que a unidade integra o plano. “Abriremos mais uma turma na Emei Colibri para atender as crianças e as famílias”.

A secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, disse que a creche é um direito garantido pela Constituição desde 1988.

“Nosso projeto vai ampliar número de professores, ampliar turmas, otimizar os espaços e ampliar os serviços de transporte escolar. “