Moradores do bairro Jardim Julieta, na zona norte de Marília, aproveitaram o feriado municipal da segunda-feira para planmtar 250 árvores nativas em área pública do bairro. Espécies como Pau-brasil, araçá, jatobás e ipês foram plantadas pela população, que realizou um mutirão com participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública.
O plantio é parte do projeto Sangue Bom, uma iniciativa dos moradores que ocupa uma área ociosa que sofria com as queimadas e descarte irregular de lixo lixo e hoje foi transformada em centro de recreação e lazer para os moradores. Também promove educação ambiental e reúne crianças, jovens e idosos para ações que refletem em benefícios coletivos.
Thiago Felipe de Campos, idealizador do Projeto “Sangue Bom”, agradece o apoio da população e convida outros bairros a participarem de ações semelhantes. Ele disse que é gratificante ver o envolvimento dos moradores.
“É comum ver as famílias reunidas, jogando futebol, vôlei, utilizando o playground, andando a cavalo, ou mesmo realizando caminhadas pelo espaço que cuidamos. O que chama a atenção é a união dos moradores, que assim que convidados para ações, encerram quaisquer brincadeiras e participam ativamente, como ocorreu neste plantio, onde, em minutos, plantamos mais 250 mudas de árvores”, disse.
O grupo prepara o plantio de mais 200 mudas frutíferas para atrair pássaros, além de um modelo de coleta seletiva e coleta de óleo pelo bairro. “O foco é envolver a população para participar das ações, de forma a colaborar com a construção de uma cidade melhor. Todos podem fazer isso em seus bairros.”