Marília

Projeto deixado por Ivan Negão ganha nova versão; outro arquivado

Projeto deixado por Ivan Negão ganha nova versão; outro arquivado

Dois projetos de lei que estavam em  tramitação na Câmara de Marília por iniciativa do vereador Ivan Luís do Nascimento, o Ivan Negão, foram encaminhados para arquivo após seu falecimento, ocorrido no início do mês, mas ganharam destinos diferentes após a medida.

A última proposta do vereador, que sofreu um infarto aos 42 anos, buscava reconhecer como utilidade pública a Associação Alética e Cultural Salvador Salgueiro e Vila Barros, responsável por equipes esportivas, como time que disputa liga de várzea, mas também por projetos sociais e culturais na zona norte.

É uma proposta de atendimento à região em que o Ivan Negão foi revelado como liderança comunitária. Esperava pareceres de diferentes comissões quando ocorreu a morte do autor. NO dia 9 de janeiro foi ao arquivo.

Mas acabou resgatado. O projeto está novamente em tramitação reapresentado pelo vereador Eduardo Nascimento, presidente da Câmara. A nova versão ganha uma única novidade: a exposição de motivos para a proposta lembra a iniciativa de Ivan Negão.

O outro projeto arquivado após o falecimento ainda aguarda novo padrinho. Trata da implantação de um programa batizado como Proteja-me, para enfrentamento a situações de violência contra crianças e adolescentes.

Prevê identificação do público a ser atingido na rede de educação, acompanhamento de frequência e desempenho escolar, visitas domiciliares, oferta de oficinas, estágios, palestras e outras formas para disseminar informação.

Como envolve direcionamento de orçamento, foi apresentado no modelo de autorização antecipada para que a prefeitura faça os investimentos.

A violência está presente através da criminalidade, abusos, tráfico e por parte do descuido do familiar”, disse Ivan Negão na mensagem de apresentação da proposta.