
O modelo de implantação do Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília), criado na cidade em 2020, atraiu interesse em Dourados, no Mato Grosso do Sul
A busca por mais informações trouxe para a cidade o empresário Nilson Aparecido dos Santos, que além de atuar junto à Associação Comercial daquela cidade, é dirigente no Conselho de Desenvolvimento em implantação.
Em sua visita a Marília, ele procurou a Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), que foi ponto de base para implantação do Codem.
Nilson Santos foi recebido pelo presidente da Acim, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, e pelo superintendente, José Augusto Gomes.
Santos explicou que a associação de Dourados foi fundada em maio de 1945 e atua também em projetos de incentivo ao desenvolvimento, inclusive propostas para atração de mais cursos universitários.
“Esse modelo desenvolvido pelo Codem mariliense, nos atrai e podemos trazê-lo dentro da nossa realidade”, disse.
A Acim promoveu articulação inicial para implantação do Codem a partir de 2017. O Conselho tornou-se referência em ações de acompanhamento e debate sobre gestão, investimentos e planejamento.
“É estimulante poder transmitir nossa experiência para outras instituições interessadas no desenvolvimento econômico local”, disse Carlos Francisco Bittencourt.
O Codem, criado em julho de 2020, estabeleceu câmaras temáticas com grupos de trabalho formado por especialistas e representantes da comunidade em geral para discutir diferentes aspectos do desenvolvimento da cidade.
Inclui grupos nas áreas de Saneamento Ambiental, Planejamento Urbano e Mobilidade, Tecnologia e Inovação, Saúde, Gestão Pública e Desenvolvimento Econômico, Educação, Turismo e Economia Criativa, Smart.
Mantém um portal atualizado – www.codemmarilia.com.br – que permite acompanhar as diferentes ações e projetos.