
Marília - Marília, centro regional isolado no mapa de cidades com Instituto Federal, não tem unidade, mas ganhou promessas de apoio e área para instalação.
O Instituto é um importante centro de forma profissional com cursos gratuitos e muita credibilidade.
Está em 41 cidades e surgiu a partir da evolução da Escola Técnica Federal, que existe desde 1942. Aliás, um dos principais centros de ensino técnico e profissionalizante do país.
A partir de 2008, com a transformação em Instituto, passou a oferecer reservas de ensino técnico, licenciatura e formação pedagógica
A lista de unidades tem centros maiores que Marília, como Rio Preto, Bauru e Sorocaba, bem como similares, como Araraquara e São Carlos.
Mas o Instituto está também em cidades menores, como Tupã e Catanduva.
O projeto de trazer uma unidade circulou em redes sociais nas últimas 24h com a promessa do deputado estadual Emídio de Souza (PT).
Ex-prefeito em Osasco por três vezes, Emídio tem ligação pessoal com o presidente Luís Inácio da Silva e o ministro Fernando Haddad.
Foi o segundo mais votado do partido. Filho de nordestinos, nasceu em Inúbia Paulista, a 130km de Marília
Divulgou anúncio de que iria procurar pessoalmente a reitoria do Instituto par discutir a instalação em Marília.
Provocou uma reação rápida da prefeitura e uma mensagem pessoal do prefeito Vinícius Camarinha. “Doamos a área e o que for preciso.” E também respondeu rápido. “Boa notícia, isso é importantíssimo.”
Agora é esperar o pedido, a reitoria e a obra para a cidade que, como disse o deputado na promessa, tem até dinossauro, mas não tem o instituto.