O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com 435 vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais de qualificação profissional do Qualifica SP, programa voltado à introdução ou recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Sendo assim, os moradores da região de Marília interessados devem se inscrever pelo site qualificasp.sp.gov.br até a segunda quinzena de agosto (17/08).
A oferta do Qualifica SP conta com aulas presenciais em Marília, Assis, Cândido Mota e Ourinhos. Confira os cursos disponíveis:
- Marília (60 vagas): Almoxarife (30 vagas – Noturno) e Operador de Empilhadeira (30 vagas – Noturno);
- Assis (165 vagas): Gestão de Pessoas (30 vagas – Noturno), Gestão Financeira (30 vagas – Vespertino), Pacote de Informática (15 vagas – Vespertino), Logística (30 vagas – Noturno), Operador de Empilhadeira (30 vagas – Vespertino) e Operador de Empilhadeira (30 vagas – Noturno);
- Cândido Mota (60 vagas): Almoxarife (30 vagas – Vespertino) e Operador de Empilhadeira (30 vagas – Noturno);
- Ourinhos (150 vagas): Almoxarife (30 vagas – Vespertino), Operador de Empilhadeira (30 vagas – Matutino), Gestão de Pessoas (30 vagas – Vespertino), Logística (30 vagas – Noturno), Operador de Empilhadeira (30 vagas – Noturno) e Operador de Empilhadeira (30 vagas – Noturno).
Sendo assim, as vagas estão distribuídas entre duas modalidades do programa: Novo Emprego: voltado a jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira; e Meu Primeiro Emprego: direcionado a jovens de 16 a 24 anos que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. Por isso, o objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas abertas.
Como se inscrever nos cursos gratuitos
As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa até a segunda quinzena de agosto (17/08). Portanto, podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
As aulas têm previsão de início para o dia 25 de agosto. Mas para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
A convocação será feita por e-mail, e os selecionados deverão comparecer à unidade escolhida para confirmar a matrícula nos dias 18 a 23 de agosto.
Serviço
Inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP
Quantidade de vagas: 435 vagas
Formato: Presencial
Inscrições: até 17 de agosto
Início das aulas: 25 de agosto (previsão)
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).