
Um projeto de valorização e atenção a professores durante a epidemia de covid-19 e os desafios do ensino remoto em Marília encerrou atividades neste mês com um modo diferente de atender educadoras envolvidas: um ensaio fotográfico.
“Pandemia, Ensino Remoto e Educação de qualidade: E do professor quem cuida?” foi uma iniciativa da professora e coordenadora da escola Favo de Mel, Esther Passos Honório Coutinho, e da diretora, Márcia Modesto, com apoio da supervisora Karina Carrião.
“Nosso principal objetivo é de estar bem para acolher bem as crianças e suas famílias. Diante das incertezas que a situação de pandemia mundial trouxe para todos nós, essa foi nossa colaboração para o nosso grupo”, disse Esther.
A professora Sandra Mara Gonçalves disse que o projeto a fez refletir e estar mais atenta com ela mesma. “Só podemos ajudar se estivermos bem também. As temáticas, palestras e os encontros com outros profissionais valorizaram cada ação proposta, sempre voltamos para o coletivo e o trabalho em equipe. Isso só faz crescer como pessoa e como profissional, conectados com esse novo momento num mundo globalizado.”.
“Esse projeto veio em um momento em que a ansiedade e a insegurança se fizeram presente entre nós. A Educação é por excelência o ambiente de acolhimento, cuidados e aprendizagem. Sentimo-nos acolhidas, cuidadas, e aprendemos muito”, disse a professora Lúcia Cristina.
A educadora destacou que o aprendizado gerou frutos e reforçou entendimento de que o trabalho com as crianças pequenas e bebês tem como base a empatia, a escuta, a acolhida, e o exercício dessas atitudes começam no relacionamento interpessoal.
A professora Andressa Cabral estava de licença maternidade quando iniciou a pandemia, retornou em meados de agosto/2020. “O projeto teve início em um momento muito crítico para mim, a ansiedade e a pressão estavam tomando conta de mim, a solidão também fez parte da minha rotina, pois o trabalho em home office exige muito da nossa mente e corpo. Sentir-se acolhida foi muito importante neste momento”, disse.
“O início desse projeto marcou toda nossa equipe de trabalho, pois veio ao encontro de nossas necessidades, não teria um momento mais oportuno como o que estávamos vivendo. Sentia-me ansiosa, angustiada e com muitas preocupações relacionadas ao trabalho e a questões particulares em decorrência da pandemia”, destacou a professora Elisângela Érica.
Para a professora Edna Demori, “o foco do projeto foi cuidar de quem cuida, para que os serviços prestados à população sejam cada vez melhores e mais adequados e o nosso profissional seja realmente respaldado com o cuidado da saúde dele”, disse.