
A assessoria do prefeito Daniel Alonso anunciou há pouco que ele deve fazer um pronunciamento no final da tarde desta sexta-feira sobre o rebaixamento da região de Marília na classificação do Plano São Paulo, que regulamenta restrições de serviços e empresas na quarentena do coronavírus.
O governo do Estado colocou Marília na faixa vermelha (veja mais aqui) que prevê fechamento de shoppings, comércio fora das atividades essenciais, escritórios, concessionários e imobiliárias. Mas eventuais mudanças na cidade só terão efeito se forem confirmadas pela prefeitura com novas regras de funcionamento. Até que haja essa definição todos os setores seguem como estão.
Segundo a assessoria, a prefeitura está fazendo a análise de todos os dados divulgados pelo governo do Estado para a decisão e comparando com as informações locais da cidade.
O prefeito divulgou em redes sociais uma mensagem que pede que a comunidade evite boataria e fakenews até o pronunciamento oficial. Veja abaixo.
“Meus amigos. Eu entendo que o momento causa muita ansiedade, mas é hora de manter a calma. A decisão do Governo do Estado em rebaixar a região de Marília não provoca nenhuma mudança imediata. Além disso, lembro a todos que a cidade está protegida por uma liminar que nos permite fazer classificação fora da região definida pelo governo.
Para isso, são vários cálculos, contas e critérios técnicos. Estamos trabalhando, mas neste momento, até que tenhamos as definições, peço a todos que evitem a boataria, as Fake News e principalmente o jogo político barato.
Temos um compromisso permanente com o equilíbrio: salvar vidas e salvar empregos e dignidade. No final da tarde vamos adotar as medidas que forem necessárias para isso. Até já!!!“
Uma liminar do Tribunal de Justiça permite que a cidade adote regras e classificação diferente do governo casos os números locais justifiquem.
Esse cálculo tira das contas do volume das informações de cidades vizinhas, que são incluídos nas contas do governo do Estado.
O rebaixamento da região foi anunciado no início da tarde desta sexta em coletiva de imprensa com o governador João Doria e assessores. A notícia repercute em portais e veículos de impacto nacional.
O jornal O Estado de S.Paulo divulga na primeira página de seu site a informação com uma imagem do movimento no centro comercial da cidade.
O rebaixamento da região é destaque também em veículos como portais do grupo Globo e do jornal Folha de S.Paulo.