Marília - A Prefeitura de Marília entregou no sábado (30) a remodelação da USF (Unidade de Saúde da Família) Jânio Quadros e mostrou nova estrutura e serviços a moradores.
O projeto investiu R$ 354.240,94, com promessa de modernização da infraestrutura, bem como melhora na qualidade do atendimento e na segurança.
A unidade responde por cadastro de 6.657 pessoas, volume maior que muitas cidades da região, como Oriente, Ocuaçu e Lupercío. Assim, atende o próprio bairro Jânio Quadros e também o Alcides Matiuzzi.
Veja abaixo os detalhes da reforma
Infraestrutura e Adequações Internas:
- Reforma de consultórios e banheiros, inclusive com sanitário acessível a pessoas com necessidades especiais. Além disso, Bomba a vácuo, organização interna e divisórias no consultório odontológico.
Cobertura e caixilharia
- Nova estrutura de madeira no telhado, relhas de barro, cumeiras e rufos. Remoção de forro e troca por lâminas de PVC, troca de janelas, bem como das portas. Reforça com alambrado e arame farpado, além de novos portões de acesso
Elétrica e hidráulica
Revisão e troca de sistemas, novo padrão de segurança
Jardinagem e exterior
- Plantio de gramado, nivelamento de terreno, nova identidade visual, pintura, renovação de sinalização e toldo para proporcionar mais conforto.
Equipe de atendimento
Atua em sistema padrão com trio gestor com enfermeira Juliana Heloisa dos Santos, médica Thaise Cristina Raimundo e dentista Luciana Saizaki Ueno Yoshimoto.
A equipe da USF tem três Agentes Comunitários de Saúde), um Agente de Controle de Endemias), dois auxiliares de enfermagem e um auxiliar de saúde bucal.
Além disso, assistente administrativo, auxiliar de limpeza e jovem aprendiz, bem como estagiários da Famema e Unimar. Conta, inclusive, com residentes que estão em fase final de graduação nas duas instituições da cidade.
Atende em demanda espontânea e agendamentos; vacinação; coleta de exames e coleta de exames em domicílio/acamados. Oferece, ainda, procedimentos como passagem de sonda nasogástrica e vesical/acamados; curativos; acompanhamento de hipertensos e diabético.
Além disso, promove administração de medicamentos; puericultura; atendimento odontológico; atendimento aos usuários em camas. E, inclusive, serviços padrão como exames Papanicolau; e testes rápidos para Covid e para amostra de sangue.
Abandono e obras
O prefeito Vinícius Camarinha lembrou abandono do prédio até janeiro deste ano e situações como mofo, falta de móveis e estrutura.
“Estava em abandono, condições precárias. É uma condição que prejudica o trabalho da equipe, que ameaça a qualidade do serviço ao paciente. E não só aqui, demos ordens para 12 obras na área da saúde e, assim, cada entrega é uma grande alegria.”
“Não é apenas uma questão de estrutura física. É um investimento em que estamos propiciando dignidade e mais conforto para os usuários”, disse a secretária da Saúde, Paloma Libanio.
A moradora do bairro Jânio Quadros, Luciana Barbosa de Lira, acompanhou e agradeceu, “Nunca tinha visto uma reforma como esta. Já transformou e revolucionou esta região da cidade.”