Marília

Renovação para concessão de ferrovias inclui estudos para região de Marília

Renovação para concessão de ferrovias inclui estudos para região de Marília Renovação para concessão de ferrovias inclui estudos para região de Marília Renovação para concessão de ferrovias inclui estudos para região de Marília Renovação para concessão de ferrovias inclui estudos para região de Marília
Ferrovia em Marília acumula anos de abandono mas pode integrar projeto de investimentos – Reprodução/Rodrigo Viúdes
Ferrovia em Marília acumula anos de abandono mas pode integrar projeto de investimentos – Reprodução/Rodrigo Viúdes

Uma medida provisória editada pelo presidente Michel Temer para antecipar a renovação de contratos de concessão de ferrovias pode envolver investimentos na região de Marília como meta de negócios para transporte de carga.

A empresa Rumo Logística, que há quase três anos assumiu a malha paulista da ALL (America Latina Logística) anunciou em encontro no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, que desenvolve diferentes projetos de investimentos como base para pedir a renovação antecipada do contrato, que vence em 2028.

Em vez dos 11 anos de gestão, a empresa espera conseguir pelo menos 25 anos de exploração da malha ferroviária. A região de Marília pode ser contemplada em um projeto que prevê alternativas de escoamento da produção do centro-oeste do país a partir do Mato Grosso do Sul.

O pedido de ampliação do prazo já está em discussão com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) desde 2014. As novidades são a medida provisória que permite a revisão dos contratos e o encontro em São Paulo para discutir os investimentos na malha paulista.

As informações foram apresentadas em um encontro provocado pelo vice-governador Márcio França, que acumula cargo de secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação.

Ele recebeu dois representantes da empresa, com sede em Curitiba. O ex-prefeito Vinícius Camarinha também acompanhou o encontro.

“O encontro foi solicitado pelo vice-governador, mas os estudos de investimento são da empresa. Depende de muita coisa ainda, é um processo de longo prazo, mas os estudos existem e seria muito importante para região retomar o transporte por trem”, disse o ex-prefeito.


Encontro com vice-governador Márcio França discute investimentos na malha paulista
Segundo a assessoria de comunicação do grupo Rumo Logística, os investimentos estão sempre em análise e interessa para a empresa expansão das redes de serviços, mas qualquer projeto envolve muito planejamento. Ou seja, nada deve mudar em curto prazo.

Para a empresa, é preciso demonstrar viabilidade econômica para os investimentos e operação das linhas em longo prazo. A demanda de carga deve ser justificada pela produção no momento e por uso futuro. Além disso, é preciso analisar a necessidade de investimentos na recuperação e melhoria da malha.

O desejo de investimentos na região enfrentam ainda a forte concorrência de outras regiões em busca de novos ou mais negócios com ferrovias. Em São José do Rio Preto, onde a Rumo já atua, a demanda é por uma transformação que crie um anel ferroviário no contorno da cidade, tirando os trilhos das ruas do centro. Presidente Prudente também mantém demandas de investimento.