
Notebooks, computadores de mesa, celulares, bebedouro, máquina de pressão para limpeza. Esses são alguns dos recursos obtidos por escolas municipais de Marília com um programa de repasse de recursos do MEC criado em 95 e transferido através de Associações de Pais e Mestres das unidades.
A lista de material comprado com o PDDE (programa Dinheiro Direto na escola) foi divulgada nesta sexta-feira pela prefeitura com detalhes dos investimentos.
O programa repassa recursos diretamente a unidades de ensino para pequenos reparos e manutenção da infraestrutura ou para compra de material de consumo e de bens permanentes.
Mas são repassados diretamente a unidades executoras dos programas em cada unidade, geralmente as Associações. A ideia é que este formato permita aos pais de alunos e à comunidade atendida pela escolar participar nas decisões de investimentos.
Os recursos não podem usados em gastos com pessoal (salário, férias, 13º, diárias e passagens, etc.), pagamento de agente público da ativa, tarifas bancárias e tributos.
O modelo aparece na diversidade dos investimentos. A relação aponta casos como aquisição de dez telas projetoras de móvel em uma unidade, enquanto outra escola comprou um playground modelo casa do Tarzan e outra escola adquiriu um Gira–Gira Cadeirinha Acessibilidade para Cadeirante.
A relação não apresenta os valores dos investimentos e oficializa a transferência dos bens, que passam das associações para a prefeitura e assim permitem o uso nas escolas. Acesse a lista