Uma reunião de subprefeitos dos distritos de Marília com participação de técnicos e especialistas em produção rural incentivou propostas para desenvolver hortas comunitárias na cidade como fonte de renda e abastecimento. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O técnico agrícola Daniel Assis Scalco apresentou a proposta das hortas e a importância de medidas ajuda e orientação dos pequenos produtores e nos seus modos de manejo. Segundo ele, além de unir e gerar renda para os pequenos produtores, a produção das hortas cria alternativas de abastecimento com baixo custo.
Jailton Aparecido Bruno, o chefe da Divisão de Fiscalização de Mercados e Feiras, apontou possibilidade de evolução do setor agrícola e hortifrutigranjeiro, contribuindo
A ideia das hortas foi complementada por sugestões de programas permanentes de manutenção das estradas rurais. O engenheiro Emerson Luiz Passini, chefe da Divisão de Agricultura, apresentou projeto para criar depósitos de cascalho e fresa nos distritos destinados a facilitar recuperação das vicinais.
“Também serão reformadas diversas pontes no município. A ideia central relativa às pontes é substituir basicamente as de madeira por tubos de concreto da forma correta, efetuando projetos simplificados de cálculos de volume de água entre a montante e a jusante”, disse Emerson.
O médico veterinário Fábio Saraiva, chefe do SIMM (Serviço de Inspeção Municipal de Marília) destacou as normas sanitárias e de segurança dos produtos e de sua correta manipulação em relação à saúde, e citou como exemplo a forma correta de se produzir queijos, carnes, embutidos, ovos, dentre outros produtos.
O encontro foi comandado pelo secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato de Argollo Haber; e contou com a presença dos cinco subprefeitos: Amador Barbosa (Dirceu), Erick Lucas Shinomya de Castro (Fazenda do Estado), Jaqueline Correia da Silva (Amadeu Amaral), Elvis Onofre Ferreira (Rosália) e Paulo César Bezerra da Silva (Avencas).
“Precisamos construir um entendimento viável e racional que promova a recuperação das estradas rurais e pontes de nosso município, facilitando o escoamento da produção agrícola. Também foi feita uma explanação no que a secretaria municipal da Agricultura pode oferecer em prestação de serviços e programas de fomento aos produtores rurais”, disse o secretário Renato Haber.