A Santa Casa de Misericórdia de Marília completa 92 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 22, e em período de enfrentamento à pandemia de Covid-19 a direção do hospital comemora a data com uma homenagem e agradecimento aos profissionais da saúde, projetos de investimento e números grandiosos de atendimento.
A data terá distribuição de lembranças a funcionários e uma homenagem especial ao empresário Milton Tedde, provedor da instituição falecido dia 25 de fevereiro, que terá sua foto inserida na galeria de ex-provedores.
Primeiro hospital da cidade – criado no mês de emancipação do município por iniciativa do pioneiro e um dos fundadores de Marília, Bento de Abreu Sampaio Vidal – a Santa Casa tem 1.280 funcionários, 119 leitos – dos quais 52 na UTI -, dez salas no centro cirúrgico e 11 leitos de recuperação pós-anestésica.
Em 2020, 80% dos procedimentos foram realizados pelo SUS, com um importante centro de apoio em saúde pública e gratuita. São pelo menos 33 mil sessões de hemodiálise por ano em pacientes com insuficiência renal e mais de 9 mil sessões de quimioterapia para pacientes em tratamento de câncer.
Conta ainda com a moderna Câmara Hiperbárica, equipamento pressurizado destinado ao tratamento médico de oxigenoterapia hiperbárica, um importante procedimentos auxiliar aos antibióticos, cirurgias e importante para a cicatrização de feridas.
O serviço de Hemodinâmica para atendimento a doenças cardiovasculares mantém plantão 24 horas, conta com atendimento referenciado e é porta de entrada para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
A Santa Casa de Marília possui também uma das únicas UTQs (Unidades de Tratamento de Queimados) do interior do Estado de São Paulo, onde a grande maioria dos pacientes atendidos são encaminhados pelo SUS.
“Gostaríamos de enaltecer o trabalho de cada profissional que se dedica e não mede esforços para que os pacientes possam ser acolhidos e recebam um atendimento de qualidade. A nossa gratidão e reconhecimento a todos vocês neste momento difícil de pandemia, que, em breve, tenho fé em Deus que vamos superar e voltaremos à normalidade”, ressaltou o provedor, Norival Carneiro Rodrigues.
Projetos
Entre os projetos de ampliação está a construção da nova cozinha e do novo refeitório, que vai permitir ampliação do espaço do centro cirúrgico.
Também será construído um espaço para acolhimento de pacientes do SUS de Marília e região, que vai funcionar anexo ao Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.
“Muita gente de cidades vizinhas chega pela manhã e não tem onde ficar. Este será um lugar em que estas pessoas serão acolhidas”, enfatizou Norival.
Prevê ainda a implantação do serviço de Radioterapia, complementando o atendimento oncológico, que já conta com consultas, cirurgias e duas salas de quimioterapia.
“Teremos ainda a ampliação e modernização da Ala de Oncologia – onde hoje funcionam a Diretoria, Faturamento, TI (Tecnologia da Informação) e Laboratório, bem como a implementação de novos serviços médicos e a revitalização do nosso Pronto Saúde”, salientou o provedor.
O Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília é referência e atende pacientes gratuitamente, com índice de aproximadamente 60% de pessoas que conseguem largar o vício.
A Santa Casa de Marília administra o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São Carlos, oferecendo consultas e exames com utilização de alta tecnologia em equipamentos.