
A Santa Casa de Marília inaugurou a modernização de 30 apartamentos da Ala F copm área total de 958.46 m² atingidos. Houve substituição dos revestimentos, das instalações elétricas e hidráulicas, rede de oxigênio e sistema de aquecedor solar com rede de água quente nos quartos.
A ala ganhou elevador servindo três pavimentos, abertura de saída de emergência com escada para acesso externo, novas esquadrias, adequação dos banheiros para acessibilidade e aquisição de mobiliário novo e planejado.
Os corredores de acesso aos apartamentos da Ala F foram totalmente reformados com revestimentos de piso em porcelanato, implantação de forro de gesso, pintura, instalação de bate-maca tipo corrimão, iluminação de LED e comunicação visual.
Os apartamentos contam com as mais modernas camas elétricas, televisores de LED com receptores de tv a cabo, aparelhos de ar-condicionado inverter, frigobar e acessórios assistenciais modernos como a mesa para alimentação em que o paciente tem a comodidade de fazer as suas refeições com um móvel que se adapta ao leito.
Os investimentos contaram com a colaboração da sociedade (sobretudo empresários), proporcionando mais estrutura, mais conforto, mais segurança e mais humanização aos pacientes atendidos, bem como aos seus acompanhantes.
Além disso, já está em andamento a modernização de outros 30 apartamentos da Ala E, já com oito apartamentos prontos, bem como outros projetos que serão colocados em prática, como é o caso da ampliação da estrutura de atendimento da Oncologia e a criação do Hospital do Câncer da Santa Casa de Marília.
O provedor da Santa Casa, Milton Tédde, elogiou o empenho da Direção e o apoio de empresários e da sociedade mariliense como um todo.
“Ficamos satisfeitos em ver esta modernização da Ala F e isso só foi possível graças à transparência da gestão do hospital, que atrai estes investimentos. A todos vocês o meu muito obrigado”.
O primeiro vice-provedor do hospital, Norival Carneiro Rodrigues, lembrou do engajamento do grupo de empresários da cidade, que não mediram esforços para que fosse alcançado este primeiro objetivo.
“Tivemos apoio importante dos empresários Roberto Borghette e Ruy Rocha, fundamentais na captação de recursos junto ao empresariado e não paramos por aí. Já estamos com oito apartamentos da Ala E reformados e após concluídas estas outras 30 unidades vamos iniciar os investimentos no nosso Hospital do Câncer. A parceria continua”.
O superintendente geral da Santa Casa, Sérgio Stopato Arruda, apresentou alguns números de atendimentos do hospital. “Realizamos 79% dos nossos procedimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde) e mesmo com as dificuldades encontradas conseguimos um resultado financeiro satisfatório. Em virtude do trabalho sério que desenvolvemos, recebemos investimentos como este do empresariado para a modernização da Ala F”.
Com 50 anos de Santa Casa de Marília, o diretor clínico do hospital, Lélio Carli Batista, destacou os ganhos com a modernização da Ala F. “Era uma reforma necessária e que deixou este setor de internação mais acolhedor e moderno. É muito importante a revitalização da hotelaria do hospital para continuarmos em nossa constante busca pela excelência”.
Os empresários Roberto Borghette de Melo e Ruy Rocha foram fundamentais na busca de apoio dos empresários. “Decidimos procurar outros empresários. Conseguimos captar estes recursos com o projeto na planta e graças a Deus tivemos este grande apoio. Fui tocado em meu coração, mas essa reforma só foi possível porque todos os corações envolvidos foram tocados”, enfatizou Borghette.
O presidente da Unimed Marília, Cléber Baldelin, mencionou a parceria com a Santa Casa de Marília e os aspectos positivos desta modernização da Ala F da unidade hospitalar. “Sem dúvida alguma quem ganha com isso é a sociedade de Marília e região. Os empresários estão de parabéns por este valoroso investimento”.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) lembrou que a Santa Casa de Marília é exemplo de gestão para todo o País. “Isso se deve à transparência desta diretoria que aí está e que vem desempenhando um grande papel na assistência em saúde para Marília e região. Por tudo isso, podemos dizer com tranquilidade que a administração do hospital está no caminho certo”.