Marília

Santa Casa treina equipes da saúde para diagnóstico precoce de câncer em Marília

Santa Casa treina equipes da saúde para diagnóstico precoce de câncer em Marília

A Santa Casa de Misericórdia de Marília lançou nesta sexta-feira o Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas que vai oferecer treinamento para 356 profissionais de unidades da rede básica de saúde do município com orientaçõies para detecção do câncer em crianças e adolescentes . As orientações terão apoio de serão capacitados por médicas oncologistas pediátricas do hospital.

A capacitação começa dia 2 de abril, no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” da Santa Casa de Marília. O Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas é uma parceria da Santa Casa com o Instituto Ronald McDonald e apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

As atividades são financiadas com recursos da campanha McDia Feliz 2019, que aconteceu nas duas lanchonetes do McDonald’s de Marília. Foram vendidos, no ano passado, 10.304 sanduíches Big Mac e 3.596 camisetas da campanha, com uma arrecadação total de R$ 267.923,85.

No encontro, o coordenador do McDia Feliz em Marília, Alex Torres, fez uma prestação de contas da campanha do ano passado e agradeceu o apoio do Instituto Ronald McDonald. O superintendente assistencial da Santa Casa, Márcio Mielo, lembrou da trajetória de 20 anos da campanha em Marília. 

A líder do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald, Viviane dos Santos Junqueira, disse que o programa existe há dez anos em diversas localidades do País. 

O médico oncologista pediátrico, membro do Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald, Renato Melaragno, elogiou a estrutura da Santa Casa de Marília e disse que muitos atendimentos vão para lugares mais distantes por falta desta detecção precoce do câncer em crianças e adolescentes. “Muita gente busca tratamento em Barretos que tem aqui, muitas vezes por falta deste trabalho para identificar os casos e orientar o hospital a ser procurado”.

O 1º vice-provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, se emocionou ao falar das dificuldades enfrentadas pelas famílias na batalha contra o câncer. “Temos que agradecer por termos crianças saudáveis. É muito bonito o trabalho de todos vocês. Fico muito agradecido ao Instituto Ronald McDonald e à Secretaria Municipal da Saúde por esta parceria tão importante para todos nós”.

A Santa Casa de Marília participa do McDia Feliz há 20 anos e é pioneira no Programa Adote, em que tíquetes do Big Mac são comprados por empresas, pessoas físicas e o sanduíche é doado para entidades assistenciais da cidade.

Entre as benfeitorias para Marília trazidas pela campanha em parceria com o Instituto Ronald McDonald, ao logo dos anos, estão a construção da Casa de Apoio que abriga o Gacch (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias), o Consultório Odontológico implantado no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, a reforma e modernização do Ambulatório de Quimioterapia Infantil e mais recentemente a contratação de equipe multiprofissional (duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista e assistente social) com dedicação integral ao setor de Oncologia Pediátrica do hospital mariliense.