O Governo do Estado de São Paulo inclui Marília em uma lista de 50 cidades que devem antecipar a idade de bebês atingidos pela cobertura de vacinas contra o sarampo, em mais uma iniciativa para controlar surto da doença.
As 50 dias devem vacinar crianças com idades a partir de seis meses e menores de um ano que residam na cidade ou que tenham viagem programada para as 50 cidades. Marília é a única da lista no Oeste Paulista.
A antecipação, divulgada em uma notícia divulgada pelo governo, não foi formalizada para a Secretaria Municipal da Saúde e a notícia surpreendeu técnicos da cidade.
A rede municipal aguarda a oficialização da medida para iniciar a vacinação. Até agora, a vacina começa a ser aplicada aos 12 meses.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No caso dos bebês que vão viajar para esses locais, a vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes do deslocamento.
A aplicação da chamada “dose D” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.
Após a aplicação da “dose D”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário.
A relação de cidades com essa recomendação será atualizada semanalmente, com base na situação epidemiológica. Se necessário, novos municípios serão incluídos.
Os casos entre crianças menores de 6 meses de idade representam 13,9% dos 1.319 casos confirmados no Estado, até o momento. Do total, 75,5% estão concentrados na capital, com 997 casos.
Veja lista de cidades com orientação para vacinas em bebês a partir de seis meses