Marília

Sasazaki anuncia demissões e corte pode chegar a 25% dos empregados

Sasazaki anuncia demissões e corte pode chegar a 25% dos empregados

A Indústria Sasazaki de Marília, líder nacional no setor de esquadrias metálicas, iniciou nesta segunda-feira programa de demissões com e encaminhamento de exames demissionais e outras medidas para um corte que pode atingir até 170 trabalhadores, cerca de 25% do total de empregados na empresa.

Os cortes foram confirmados pelo Sindicato dos Metalúrgicos na cidade. O presidente Irton Siqueira Torres afirmou que na semana passada foram feitas duas reuniões com a direção da empresa e o corte é irreversível.

“Fizemos hoje uma assembleia com os trabalhadores demitidos, o número pode chegar a 170 funcionários. A lista inclui alguns aposentados, pessoas que haviam pedido para sair, são várias situações”, afirmou o sindicalistas.

As homologações dos cortes devem começar a partir do dia 24.  O Sindicato prevê análise caso-a-caso das demissões, incluindo situações especiais de trabalhadores em tratamento de saúde.

Segundo a entidade, a Sasazaki tem 700 trabalhadores, chegou a ter pelo menos 1.600, mas foi muito atingida pela retração da economia a partir de 2014. Irton Siqueira Torres disse que não é um problema da indústria, mas do setor em geral.

“Em 2014 nossa categoria tinha 11 mil trabalhadores na região. Em 2015 perdeu 3.680, em 2016 mais 1.500. Então perdemos mais de 5000 empregos”, afirmou.

O sindicalista disse que a empresa vai adequar o quadro de funcionários à realidade de produção e venda, além do controle de estoque.