
A Secretaria Municipal de Saúde em Marília abriu novo processo de licitação para contratar obra de ampliação da Unidade de Saúde da Família do bairro Figueirinha, da zona norte, responsável por grande área de cobertura.
O processo substitui um procedimento revogado após a identificação de irregularidades na apresentação de documentos da única empresa que disputava a obra. A situação provocou retomada desde início.
A unidade deve receber novas salas de atendimento e espaços de recepção para público, além de estruturas de gestão. Tradicionalmente tem pacientes – muitas vezes com crianças – em pé ou sentados em mureta do lado de fora enquanto esperam os atendimentos.
AQ USF Figueirinha também enfrenta situações repetidas de encaminhamento de casos para serviços de pronto atendimento em função da sobrecarga de consultas que extrapola horários de atendimento no local.
OFTALMOLOGIA
Outro procedimento aberto pela Saúde na cidade lança chamamento público para contratar serviços de exames e procedimentos de oftalmologia, inclusive com estrutura de hospital dia.
Envolve desde exames mais simples até pequenas intervenções em tratamento da retina. Prevê em torno de 5.500 procedimentos por ano.
Os serviços serão remunerados com valores da tabela do SUS e vão de R$ 14,81 para exame de retina a R$ 4,7 mil por uma cirurgia de vitrectomia posterior.