
Equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Marília participam em São Pedro do 36º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo com apresentação de trabalhos de atendimento, prevenção e educação em saúde, além de articulações para ampliar investimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Diferentes departamentos levaram banners e trabalhos que serão avaliados e podem ser reconhecidos por inovação, resultados ou impacto técnico. Inclui informações sobre o Fundo Municipal de Saúde e também sobre o planejamento da pasto.
Além disso, dois dos projetos foram selecionados para apresentação em uma mostra ao lado de projetos de outras cidades, incluindo a capital paulista.
A Assistência Farmacêutica mostrou a reorganização do setor com farmácias regionalizadas e o programa remédio em casa. O programa de Saúde do Trabalhador levou para a mostra o projeto “Investigação da covid-19 Relacionação ao Trabalho”.
Muitos grupos técnicos vieram e trouxeram trabalhos para publicar e o secretário-adjunto Osvaldo Ferioli fez questão de Marília mostrar suas experiências”, contra a enfermeira Alessandra Arrigoni, coordenadora da Vigilância epidemiológica na cidade e uma das integrantes da comitiva de Marília no evento.
“Teremos muitos desafios pós-pandemia mas este congresso já demonstra uma força de vontade de trabalho do SUS militante e que todos enfrentam os mesmos desafios”, explica a enfermeira.
Marília também levou ao evento banners e informações de programas nas áreas de Vigilância Epidemiológica; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde do Adulto; Assistência Farmacêutica; Atenção Primária em Saúde e Fonoaudiologia.
O Congresso acontece após três anos sem eventos com essa proporção. Participam figuras importantes do cenário atual no Estado e também no Ministério da Saúde.
São nomes como Nesio Fernandes de Medeiros Junior, secretário da Atenção Básica do ministério da Saúde – “nos deixou bastante esperançosos para os próximos avanços que prometem relacionados a atenção básica, assim como o novo olhar relacionado a atenção especializada” – ou Aristides Vitorino de Oliveira Neto, diretor do Programas no Ministério.