Marília

Sem pânico e sem desdém – Juiz, dirigente de ONG em Marília faz carta sobre coronavírus

Sem pânico e sem desdém – Juiz, dirigente de ONG em Marília faz carta sobre coronavírus

O juiz do Trabalho Breno Ortiz Tavares Costa, dirigente da ONG Projeto Semear de Marília e um dos envolvidos na campanha de arrecadação para  doar um respirador ao Hospital das Clínicas na cidade, divulgou nesta quinta-feira um texto que une informações técnicas, alertas e ajuda a entender a necessidade da prevenção ao coronavírus neste momento.

O texto combate notícia falsas, condena situações de histeria ou de irresponsabilidade na prevenção e ajuda a entender como a participação de cada pessoa é importante.

Breno Ortiz faz um destaque: não é médico nem especialista no tema, mas acredita que divulgar informações, envolver a comunidade e ajudar na prevenção é um compromisso importante neste momento.

Veja abaixo a mensagem divulgada.

Pessoal, não vamos misturar as coisas.

Tem a turma que acha que covid-19 é só uma gripe e não precisa de histeria.

Tem a turma que acha que covid-19 é a peste negra e quem pegar vai morrer em pouco dias e estão em pânico.

Nem uma coisa, nem outra.

Covid-19 é mais leve do que o h1n1, por exemplo.

Segundo muitos infectologistas, de 80% a 90% das pessoas, terão um resfriado leve (coriza, dor de garganta, tosse).

De 10% a 20% poderão ir para a segunda fase da doença, que é mais agressiva, pois ataca os pulmões.

Os jovens, mesmo indo para a segunda fase, tem boas condições e a letalidade é muito baixa.

Então, qual o problema? É a rápida contaminação de toda a população e, com isso, o grupo de risco adoece rapidamente e o sistema de saúde não aguenta. Começam a morrer pessoas por falta de leitos e tratamento adequado.

Portanto, sem pânico e sem desdém.

Se você tiver um sintoma de gripe leve, se isole, pode ser covid-19. Não se preocupe, será só isso mesmo. Passará e tudo ficará bem. Mas se você não se isolar, levará a doença para idosos e pessoas com diabetes, hipertensão e outras doenças respiratórias e esse é o problema.

Cancele tudo o que for desnecessário, como churrasco, festas, encontros, porque covid-19 pode ficar assintomático (sem sintomas) em muitos, mas, mesmo assim, continua contaminando.

A melhor característica do covid-19 (ser leve) é a sua maior armadilha, pois as pessoas pegam, acham que é só um resfriado e passa adiante e, assim, o grupo de risco adoece rapidamente.

Não misturem as coisas. Isolamento social e diminuição da velocidade de contágio é uma coisa. Letalidade é outra.

Covid-19 é muito mais simples do que h1n1. Mas é hora de pensarmos em sociedade e lutar para ajudar nossos idosos e pessoas do grupo de risco.

Sem pânico e sem desdém.”