O Senac de Marília, que completa 70 anos de atuação em março, projeta oferecer 1.700 vagas gratuitas em cursos neste ano entre as 4.500 a serem oferecidas para os cursos na cidade. Os números estão em divulgação geral de atividades para o mês que incluem ainda homenagens, exposições e outras atividades.
Um dos destaques é Elza Fontana Gonsales, 84 anos, que foi aluna da unidade em 1952 no curso de aspirante de comércio, e seguiu ligada à instituição com aulas de datilografia, corte e costura e mais recentemente informática e teatro (veja vídeo abaixo).
Viúva, Elza teve quatro filhos, um já falecido, além de nove netos e três bisnetos. É ainda voluntária do grupo de apoio a doentes do câncer. As homenagens e atividades especiais podem ser acompanhadas na página do Senac no Facebook.
Funcionário do Senac por 45 anos, Takashi Sonoda é outro homenageado pela instituição. Em 1972 entrou como aluno, passou a atuar na Banda Marcial, uma das mais fortes tradições da escola, e em 1976 tornou-se funcionário. Passou por diversas áreas.
“A unidade se modernizou durante esses anos. Acompanhando a evolução do mercado como um todo, os cursos foram sendo ofertados de acordo com a necessidade que Marília e região demandavam, com a estrutura física também”, diz Takashi.
O programa de qualificações inclui qualificações nas áreas de saúde, beleza e bem-estar, gestão e negócios e tecnologia da informação. Andréia Sangaletti, gerente do Senac Marília, disse que os cursos acompanham necessidades da economia, do comércio e da prestação de serviços.
“Graças a essa pluralidade, podemos considerar a unidade Marília como uma instituição de vanguarda ao longo desses anos, abrindo novos nichos para formação profissional, atualizando cursos e atendendo às expectativas de todos que já passaram por aqui.”