A Secretaria Municipal de Educação em Marília recebe a partir de quarta-feira, dia 3, servidores públicos para retomada de atividades presenciais nas escolas e organização da retomada de aulas, prevista para março.
Os pais de alunos poderão optar pelas atividades à distância ou presenciais e devem informar as escolas com preenchimento de documento sobre os alunos.
Os dados foram apresentados em uma audiência pública na manhã desta segunda com participação do secretário de Educação, Helter Bocchi, vereadores, representantes de funcionários e da comunidade na Câmara de Marília.
Em março voltam as atividades para os ciclos Infantil I, Infantil II e Ensino Fundamental. O grupo representa alunos a partir de quatro anos até primeiro ciclo fundamental oferecido nas Emefs.
A volta dos alunos mais novos – a partir de dois anos de idade – está condicionada à reclassificação da cidade para faixa amarela do Plano São Paulo de quarentena.
A retomada a partir de março será feita com atendimento parcial, em que grupos de alunos estarão nas unidades só à tarde ou só pela manhã com sistema de rodízio: uma semana presencial e uma semana remota.
Pais que optarem por não mandar os filhos para as unidades, podem manter sistema de atendimento online, com todas as tarefas pela internet, ou retirada de atividades impressas nas escolas.
– Limites da presença nas escolas
O ensino infantil terá 35% da capacidade em atividades presenciais e atuação com horário reduzido: das 8h às 10h30 ou das 13h às 15h30 à tarde.
As aulas remotas terão participação de professores das 10h45 às 12h ou das 15h45 às 17h.
A plataforma permite que os pais acessem as atividades em qualquer horário e dia da semana.
– Alunos com necessidades especiais
Serão analisados de forma individual e alguns estudantes podem ser mantidos apenas em atividade remota
– Transporte de alunos
Protocolos com limite de alunos, sinalização, aferição de temperatura, uso de álcool em gel
– Evasão escolar
Helter Bocchi disse que foram produzidos gráficos semanais por sala e por alunos durante as atividades, disse que houve situações de visitas em residências, mas não divulgou números de evasão.
– Merenda
Ainda será definido programa de alimentação para alunos nas escolas, mas prevê refeições mais simples e prontas com menos atividades de manipulação, como lanches ou frutas.
– Servidores
Carga de seis horas e retomada antes das aulas para organizar os protocolos de acolhimento e organização das atividades
– Higienização e prevenção
Alunos receberão kits de máscaras, escolas terão termômetros, face Shields para servidores e totens com álcool em gel. Os espaços físicos reorganizados com situação de cada escola: distanciamento entre carteiras, uso de novos espaços para as atividades, até quadras demarcadas.