
O mapeamento do governo do Estado para o índice de isolamento social em Marília mostra que a sexta-feira é o dia preferido dos moradores para sair de casa. Domingos são os dias com maior índice de afastamento em Marília.
A circulação de pessoas, com destaque para os casos de movimentação em famílias e de idosos que deveriam ter mais atenção aos cuidados com coronavírus, foram apontados pelo prefeito Daniel Alonso como justificativa para aumento do número de casos de Covid-19 na cidade.
Desde o dia 1º de junho, quando entraram em vigor as regras de flexibilização, o número de casos positivos de coronavírus saltou de 96 para 187, um aumento de 94% em Marília. A cidade tinha um óbito, hoje tem sete. Tinha 12 internados, ontem apontava 27.
A evolução dos casos positivos acompanha também um grande aumento no volume de exames. No dia 1º de junho a cidade tinha 454 notificações. Nesta segunda atingiu 1.500, um aumento de 230%
Desde o início da flexibilização, as duas sextas-feiras seguintes atingiram marca de 39% de isolamento na cidade. Nos dois domingos as taxas foram de 48% e 47%.
A cidade mantém nos dias da semana taxas de 40% a 42% de isolamento social. O índice teve ligeira queda após a flexibilização.
Antes da ampliação de lojas e da retomada de shoppings o número ficava entre 44% e 45% e mesmo na sexta-feira a cidade atingira mais de 42% de afastamento.