Pacientes de Marília enfrentam desde a quarta-feira dificuldades em conseguir remédios na Farmácia Medex, serviço do governo de São Paulo para entrega de medicamentos considerados excepcionais.
O problema é provocado por uma pane no sistema de dados que impede a consulta de informações e a entrega, mesmo que haja remédios disponíveis.
O Giro Marília pediu informações à secretaria Estadual de Saúde e espera manifestação oficial.
Em um dos casos, não foi possível retirar o medicamento gosserrelina, indicado para tratamento de câncer de mama, endometriose e leiomioma uterino, entre outras indicações.
Uma paciente foi à fila nesta quinta disse que os funcionários orientam interessados a retornar em outro horário, sem previsão de normalização do serviço.
“A medicação a funcionária disse que tinha, mas sem o sistema não poderiam fazer a entrega e registro”, disse a paciente.
A farmácia fornece medicamentos por indicações de atendimento pelo SUS para tratamentos e acompanhamento que vão além dos serviços das unidades básicas de saúde. E coleciona momentos de crise e críticas.
Além do problema com o fornecimento, o Giro Marília recebeu queixa de uma moradora que diz fazer uso de hidroxicloroquina para tratamento de Síndrome de Sjogren, lúpus e reumatismo no sangue.
“Desde setembro está em falta”, diz a moradora, que relata ter comprado o medicamento para não interromper o tratamento.