Marília

Teatro Down Entre Amigos mantém arte e inclusão com atividades online em Marília

Teatro Down Entre Amigos mantém arte e inclusão com atividades online em Marília

O Grupo de Teatro Down entre Amigos, um projeto inovador que há quatro anos une cultura, inclusão e espetáculos surpreendentes, superou a Covid: em aulas virtuais, 16 alunos emocionam, aprendem, ensinam e mantém a paixão pela arte.

O grupo promove encontros de duas horas por semana, sempre às quintas-feiras. Alunos e o professor Calu Monteiro se experimentam  com exercícios de expressão corporal, aquecimento vocal e exercícios que estimulam a criatividade dos alunos na produção de cenas individuais.

“Este trabalho apaixonado garante que o sonho não morra e que a arte regue a esperança de tempos melhores”, diz Calu Monteiro, diretor, ator e produtor cultural.

O grupo é fruto das atividades de um curso de Teatro voltado exclusivamente para adolescentes e adultos com síndrome de down.

Desenvolvido por Calu parceria com  o Grupo Down Entre Amigos e  o Colégio Realize, o projeto começou em 2016 naquele ano culminou na realização do espetáculo “O Que tem na sua mala?”.

Em 2017 o curso – com a promessa de um espetáculo a partir dos contos de fadas,  suas princesas, príncipes e bruxas – criou o espetáculo “Era uma vez, o Amor!”, apresentado no Teatro Municipal da Cidade de Marília.

Em 2018 a escolha para a montagem foi o famoso texto Alice no País das Maravilhas. Com a experiência e maturidade teatral adquirida pelos alunos/atores, envolveu novos desafios para a montagem, com maior concentração e empenho para decorar os textos de seus personagens.

“Completamos o curso com um lindo espetáculo que foi apresentado no Teatro Municipal de Marília no dia 20 de dezembro de 2018 e uma reapresentação no dia 25 de abril de 2019. O espetáculo representou Marília em março de 2019 na 19°edição do Festival de Teatro Dança e contação de histórias de Tupã- SP”, conta Calu.

Em 2019, o texto escolhido foi Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare. Experimentou improvisação, dando mais liberdade criativa aos alunos/atores.

O resultado foi o espetáculo “Romeus e Julietas”, que no dia 6 de dezembro de 2019 chegou ao Teatro Municipal de Marília e em março de 2020 foi levado ao Festival de dança do Marília Shopping, com sucesso de público e crítica.

Atualmente envolve 16 alunos/atores, um professor/diretor e três ajudantes de palco. O projeto conta com o importante apoio afetivo e financeiro das famílias dos atores que proporcionam a realização deste sonho teatral.

O curso, para além da terapia, almeja a sensibilização e a capacitação dos alunos na arte do teatro. Outro objetivo do projeto é produzir, ainda que num processo gradual, a mudança do olhar social sobre a pessoa com DI.

“Quando grupos diferentes se integram em um processo de educação, de maneira a se conhecerem e se engajarem em projetos comuns, contribuem para eliminar os preconceitos e desenvolver a cooperação e o respeito mútuo.”