Auditor do Trabalho em Marília, José Luiz Queiroz descobriu em livros antigos um hobby e uma atividade de garimpo que inclui descobertas além dos textos, obras raras e interação com outros colecionadores.
“Brinco que gosto muito de poeira e traça, pois me sinto à vontade ao lado de livros antigos. Lá em casa o único cômodo que os livros não entram é o banheiro, mas somente por causa da umidade.”
Cliente assíduo de sites com ofertas de sebos e colecionadores – como o “Estante Virtual” – José Luiz conta que frequenta pontos de venda na cidade, herdou obras e busca novas peças. Quem tiver bons livros pode fazer contato.
“Depois de mais de uma década de garimpo e doação, hoje eu tenho uma biblioteca particular que tem cerca de 3 mil livros. Muitos desses livros têm história, passaram por várias pessoas e alguns são centenários. Entre eles eu tenho um carinho especial por uma edição rara de “A Divina Comédia”, de 1958 e por A História Natural, de Plinio, o Velho, numa edição espanhola da Biblioteca Clásica Gredos.”
Ele lamente que muitas vezes boas obras vão parar no lixo porque as famílias não sabem como encaminhar os livros antigos.
“Assim, para aquelas pessoas que tem livros em casa e precisam se desfazer deles, seja por causa de mudança, falecimento ou outros motivos, eu deixo o meu contato: [email protected] e (14) 99134-1646.”