Marília

Todos pelo Edio – Família faz mensagem de aprendizado em luta contra leucemia

Estudante Edio Sandalo com os pais, Edio Jr e Renata Sandalo – Reprodução
Estudante Edio Sandalo com os pais, Edio Jr e Renata Sandalo – Reprodução

A família do estudante Edio Sândalo, o jovem mariliense que mobilizou pessoas de diversas cidades em uma campanha contra leucemia, divulgou nesta quinta-feira uma longa mensagem de aprendizado e gratidão na luta contra a doença e recuperação do estudante.

“Descobrimos o melhor do ser humano. A vida nos colocou na frente pessoas altruístas, generosas, amáveis, acolhedoras e de caráter ímpar que nos sustentaram com orações, doações de sangue, palavras de conforto, doações , mensagens de carinho, visitas no Hospital, em Jaú etc”, diz a mensagem.

Édio Sândalo passou neste ano por seu segundo transplante de medula, uma situação tão rara quanto a disposição e fé da família que atraiu empatia e apoio de centenas de pessoas.

Édio ainda mora em Jaú para estar próximo ao Hospital Amaral Carvalho, onde fez o transplante. Continua em tratamento e acompanhamento, mas com boa evolução, muito carinho e torcedores.

O caso do estudante provocou correntes de orações, caravana de doações de sangue e plaquetas, deu visibilidade e incentivo para doações de medula e apoio a diversos pacientes que enfrentam a mesma doença

Veja abaixo a íntegra da carta divulgada.

Muito aprendizado….

Já fazem praticamente três anos que lutamos pela vida de nosso filho Edio M. Sandalo.. O primeiro diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda em Junho de 2017, o primeiro transplante em Abril de 2018, o retorno da doença em Agosto de 2019 e o segundo transplante em Novembro de 2019.

Experimentamos a maior dor do mundo, em assistir o sofrimento de nosso filho , nos sentindo impotentes, vulneráveis e frágeis. Vivenciamos muitas tristezas, muitas angústias e medos…

Muitas das pessoas que lutavam também contra a doença, partiram e foram morar com Deus, muitos nos deixaram no caminho, muitos pais perderam seus filhos, nesses longos anos, o que nos causou imensa dor e tristeza.

Quando a doença voltou o médico nos disse que o tratamento quimioterápico já não faria efeito para o Edio e a última alternativa seria um protocolo que deveria ser feito na UTI para se tentar a possibilidade de um novo transplante.

E assim seguimos, passamos pelo tratamento de 28 dias de medicações quimioterápicas intensas, 24 hs por dia.. Foram dias difíceis mas o Edio conseguiu, se manteve resignado. Tivemos nessa longa jornada, muitas alegrias também..

Encontramos dois doadores compatíveis por quem temos incalculável gratidão e a chance de lutar pela vida do Edio. Nesse caminho o maior presente que recebemos foi a descoberta de como o ser humano pode ser bom e generoso.

Descobrimos o melhor do ser humano. A vida nos colocou na frente pessoas altruístas, generosas, amáveis, acolhedoras e de caráter ímpar que nos sustentaram com orações, doações de sangue, palavras de conforto, doações, mensagens de carinho, visitas no Hospital, em Jaú etc….

É claro que também descobrimos o pior de um ser humano, pessoas que se escondem através de uma religião e que são incapazes de sentir compaixão pelo próximo, mas a boa notícia é que são menos de 1% em um universo infinito de pessoas maravilhosas.

Aprendemos que precisamos lutar por nosso filho e fazer por ele e para as pessoas ao nosso redor o que gostaríamos que fizessem por nós se estivéssemos na mesma situação.. Aprendemos que Deus é generoso e nos ajuda a levantar da cama todos os dias, mesmo quando nos faltam forças.

Aprendemos que precisamos ter gratidão, não gratidão por estarmos sofrendo tanto de novo, mas gratidão por ainda estarmos, tendo a chance de lutar.

Aprendemos que os amigos são presentes de Deus, são anjos que Deus coloca em nossas vidas para nos amparar, nos proteger e podem acreditar…. “Deus foi generoso conosco.” ..

Temos um exército de anjos que estão conosco nessa luta… Não sabemos o que a vida irá reservar para nosso FILHO, mas o Edio me diz que não podemos pensar se ele vai se curar ou não, se a doença vai voltar, se ele vai ficar curado realmente,…

O Edio me diz que se ficar pensando nisso pode enlouquecer, então sempre me diz… “Mãe vamos viver um dia de cada vez, vou viver até onde Deus permitir.. E assim vamos seguindo, mas suplicando todos os dias pela misericórdia de Deus para a cura definitiva do Edio.

A vocês meus queridos amigos e familiares, que estão lendo essa mensagem peço que continuem suas orações nos ajudando a pedir a misericórdia de Deus para o Edio. Nunca se esqueçam da imensa gratidão que sinto por cada um de vcs, por não terem desistido do Edio. Gratidão por todos vcs e gratidão a vc Edio por me ensinar o que é ter resignação e coragem.”