O Transbordar Arte e Cultura abre inscrições para série de oficinas artísticas gratuitas com foco em diversidade e inclusão de mulheres e público trans.
Começa com o projeto “Letras e Cores que Transformam”, no dia 19 de julho, das 14h às 17h30, na Biblioteca Municipal de Marília.
Convida o público a refletir sobre quem tem historicamente o direito de contar e registrar a história e assim como as desigualdades de gênero influenciam essa construção.
Com isso, a atividade propõe um exercício de escrita em que cada pessoa registra a história a partir da própria perspectiva.
A proposta busca romper com padrões coloniais de escrita e, além disso, valorizar a literatura oral e outras formas de expressão.
As oficinas atendem mulheres e pessoas trans, principalmente participantes com autodeclaração LGBTQIAPN+.
Serão quatro oficinas nesta primeira edição. Além da Biblioteca Municipal, as atividades também acontecem no Ponto de Cultura Quilombo Beija-Flor e em duas escolas públicas.
Iniciativa do Estúdio Nosotras e Lua Cheia Produções, o Transbordar é, em resumo, espaço de defesa dos direitos humanos que promove a diversidade e inclusão desde 2022. Para isso, desenvolve formação cultural, eventos e solidariedade com mulheres e pessoas trans como protagonistas.
Ao final, cada participante cria um lambe-lambe, cartaz colado em espaço público com técnicas variadas como desenho, pintura, colagem ou stencil. O material compõe uma intervenção coletiva que acontece na própria cidade onde a oficina acontece.
Todas as atividades são gratuitas e contam com acessibilidade. A Biblioteca Municipal possui estrutura arquitetônica acessível e haverá interpretação em Libras. Pode considerar mais medidas de inclusão conforme a necessidade das pessoas.
As inscrições são por meio de formulário online. Mais informações ficam disponíveis no no Instagram @transbordar.arteecultura.
O projeto tem recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por edital da Secretaria Municipal de Cultura.