O primeiro dia de fiscalização do pelotão de patrulhamento de trânsito da Polícia Militar em Marília indicou uso de celular por condutores como principal infração em Marília nesta segunda-feira.
Quatro motoristas em veículos e um condutor de moto foram flagrados usando celular e levaram multas gravíssimas. Foi o caso mais comum entre 20 autuações.
A fiscalização registrou ainda três casos de motos sem silenciadores adequados, que provocam barulho acima do permito e outras três multas para casos de estacionamento irregular (veja tabela completa abaixo).
Segundo a polícia, muitos condutores, especificamente motociclistas, trafegam sem respeitar os limites de velocidade e sinais vermelhos dos semáforos, inclusive transitando pela contramão de direção. A PM aponta risco para os próprios condutores, outros motoristas, ciclistas e pedestres.
Não houve multas por excesso de velocidade. A PM ainda deve receber um radar móvel da Emdurb que será usado na fiscalização. Um motociclista foi multado por cruzar farol vermelho.
“Entre os meses de janeiro a agosto de 2019 foram registrados em Marília 882 ocorrências de trânsito com vítimas, uma média de quatro acidentes por dia. Isso sem contabilizar os acidentes de trânsito sem vítima ocorridos no mesmo período. Na média, são despendidas 3 horas para o atendimento de cada ocorrência”, informa a corporação.
O prazo inclui deslocamento ao local, isolamento, aguardar a liberação do local pela perícia, eventual coleta d dados em hospital e encerramento do registro.
“Totalizamos 2.646 horas de perdas do patrulhamento preventivo. Um setor de policiamento territorial trabalha 24 horas no turno de serviço, neste caso seriam 110 dias de perda de patrulhamento”, destaca a polícia.
O primeiro dia de trabalho teve 17 motocicletas fiscalizadas; quatro Certificados de Licenciamento anual (CLA) recolhidos; uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida; um veículo recolhido e 20 autuações. Veja a tabela abaixo.