Marília

Uso de UTIs bate 100%; Sindicato faz consulta sobre festas e vacinação amplia público

Uso de UTIs bate 100%; Sindicato faz consulta sobre festas e vacinação amplia público

A ocupação de leitos destinados a pacientes com sintomas ou casos confirmados de Covid atingiu 100% das vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Marília na segunda-feira e até 72% de uso nas vagas de enfermaria.

Os dados foram divulgados pela prefeitura, que indicou ainda ocupação de 50% dos leitos particulares.

Representa uso de 15 leitos de UTI mantidos pelo SUS – 12 no HC e três na Santa Casa – e de 18 leitos de enfermaria. A oferta de vagas foi reduzida há alguns meses com a queda de casos e transmissão.

O país todo vive uma fase de aceleração no número de casos, com preocupação em função do frio e da concentração de pessoas em locais fechados. Prefeituras e órgãos como o Tribunal de Justiça já retomaram determinação de uso de máscaras.

A cidade iniciou na segunda-feira o atendimento para vacinação com a quarta dose para profissionais da saúde e pessoas com 50 anos e mais. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 7h às 17h de segunda a sexta.

CONSULTA

O aumento dos casos foi apresentado como motivo para uma consulta pública lançada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos de Marília sobre a promoção de festas juninas nas escolas da rede municipal da cidade.

O roteiro de festas começa no dia 10 e prevê eventos em todas as escolas até agosto.

“Estamos vivenciando uma quantidade expressiva de Licenças médicas por COVID-19 e seus respectivos afastamentos de suas atividades laborais na rede Municipal de Educação, bem como atestados médicos das crianças que compõem o quadro de atendimentos realizados diariamente”, diz o comunicado do sindicato.

A consulta é feita com preenchimento simples pela internet, acesse a página da pesquisa.