Três vacas que estavam soltas pelas ruas de Marília foram resgatadas na tarde desta quinta-feira em caso de abandono animal divulgado nesta sexta. A ocorrência ocorreu na rua Sigismundo Nunes de Oliveira, no bairro Altos do Palmital, na zona norte da cidade. Através de denúncias via 193 foram recolhidas da via três vacas.
Os animais andavam no meio da via, disputando espaço junto a carros e motos que passaram e criando risco de acidentes graves de trânsito. Depois de resgatadas, foram levadas para o pátio da empresa, aguardando a procura do proprietário. Caso não apareça, os animais serão doados.
O trabalho da recolha de animais de rua, sejam eles para receber tratamento emergencial ou que causam perigo à população é pioneiro em Marília e foi implantado pela atual gestão.
Segundo informações do serviço de resgate, elas estavam bem no meio da via, disputando espaço junto a carros e motos que passaram. Depois de resgatadas, elas foram levadas para o pátio da empresa, aguardando a procura do proprietário. Caso não apareça, os animais serão doados.
A captura de animais é feita por uma empresa terceirizada. Os animais de pequeno porte somente serão recolhidos quando forem vítimas de acidentes, maus tratos ou animais com doenças contagiosas e terminais. Depois de tratados, vacinados e vermifugados, eles serão doados. Em hipótese alguma animais saudáveis serão recolhidos.
Já os animais de grande porte que estiverem soltos em via pública serão resgatados, microchipados e ficarão à disposição dos proprietários para resgatá-los mediante o pagamento de uma multa. Na terceira reincidência de abandono do animal de grande porte, o proprietário não terá mais direito a recuperá-lo e o animal vai para adoção.
Toda denúncia acidentes, maus tratos, animais com doenças contagiosas/terminais ou soltos pelas vias que causam perigo, deve ser feita para o fone 193 do Corpo de Bombeiros de Marília.