Comunicado da Secretaria Municipal da Saúde divulgado nesta terça-feira (04) indica que as doses remanescentes de vacina contra a gripe disponíveis para a população geral acabaram após um dia de atendimento nesta segunda, primeiro dia de vacinação após a Campanha Nacional. Segundo a Saúde, a retomada de vacinação depende de recebimento de novas doses e não há previsão para isso.
Segundo o comunicado, entre os dias 11 de abril e 29 de maio foram vacinadas 62.823, que corresponde a 80,72% do público alvo. O número deve aumentar, com a atualização das informações pelas unidades de saúde, nos próximos dias.
A responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Renata Rodrigues Plácido, explica que a secretaria está cumprindo protocolo e fez a reserva técnica de vacinas para as crianças que necessitam de segunda dose (de seis meses até um ano de vida).
Também foram reservadas doses para idosos, acamados, que ainda não receberam a vacina até o dia 31 de maio. Com exceção destes, novas imunizações dependem agora da remessa de mais doses pelos órgãos responsáveis.
“Na quarta-feira a semana passada, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas remanescentes fossem liberadas para todo o público, a partir de segunda-feira (03). No entanto, a disponibilidade depende do próprio Ministério e da distribuição pelas secretarias de Saúde dos Estados.”