Marília

Vacinação contra gripe começa segunda para idosos e profissionais da saúde

Vacinação contra gripe começa segunda para idosos e profissionais da saúde

A rede municipal de saúde inicia na próxima segunda-feira a campanha de vacinação contra griupe para atender idosos e profissionais da saúde que atuam no atendimento direto ao público. A campanha foi antecipada com inversão da ordem de prioridades para garantir maior imunidade.

A decisão de antecipar a campanha atende estratégia do O Ministério da Saúde com representantes da Saúde do Estado. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima
e 60 anos, público mais vulnerável ao Coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus no país.

Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso haverá distância de duas semanas en gtre a vacinação dos dois grupos de público. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

A responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, ressalta a importância da vacina e de seguir as datas previstas para que as pessoas procurem as UBSs e USFs. A cidad eprevê vacinar até 91 mil pessoas.

“As influenzas A e B são mais comuns que o Coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. Por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde, UBS ou USF, dentro cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, com as datas estabelecidas de cada grupo prioritário”, afirmou Renata.